domingo, 1 de abril de 2012

Entrevista Com Ricardo Aaron Moraési





Hoje estou estreando uma nova coluna no meu blog a de reportagens
Vou entrevistar meu amigo Ricardo Aaron Moraési ele que é surdo e mudo e fez disto um exemplo de vida maravilhoso em volta das pessoas que o conhecem, vamos acompanhar a
entrevista.


Nome completo 
Ricardo Aaron Moraési


Idade: 29 Anos


Medidas
Bíceps 41cm, costas e peito 132cm, altura 1,77m, peso 91kg


Natural de onde? 
Riad – Arabia Saudita (tenho cidadania Brasileira, Curitiba)


A quanto tempo está no Brasil?
Desde meus 2 anos de idade tenho contato com o Brasil


O que te fez conhecer o Brasil?
Meu pai era filho de imigrantes marroquinos, e minha mãe de imigrantes sauditas, ambos nascidos no Brasil, logo provem de histórico familiar, eu fui criado órfão por minhas tias, dos meus 2 anos até meus 12 morei em Curitiba, tenho familiares erradicados também em São Paulo e Rio de Janeiro


Seus pais ainda são vivos? 
Não, meus pais estavam morando no Oriente Médio, ele a serviço da Petrobras, minha mãe contraiu Rubéola gravida de mim e teve complicações no parto, ela Faleceu no dia,  que eu nasci surdo (constatado posteriormente), meu pai não soube lidar com essa situação e me abandonou a cuidados das minha Tia Materna, conheci meu Pai em 2010, 15 dias antes de falecer! 

Tem irmãos?
Tenho 1 irmão por parte de pai, mais velho que eu, do primeiro casamento dele, quando minha mãe faleceu ele voltou para mãe dele, não temos nenhum contato.


Fale um pouco de sua deficiência e como convive com ela.
Eu com 5 anos comecei a ter aulas particular de libras e português, depois dos meus 9 anos comecei a ter aulas escolares em casa também, não frequentei escolas, fiz parte de um programa de ensino a distancia (todo meu ensino foi em árabe), entrando na juventude comecei a me socializar mais por que sempre fui tímido, e comecei fazer primeiramente amizade com outros surdos e posteriormente com pessoas normais, é um pouco complicado por que não entende libras ou Asl (idioma em inglês) eu sempre uso blocos de anotações, mais quando completei 21 anos consegui terminar um curso para leitura labial, o que me ajudou bastante, e foi a partir de então que comecei a ter aulas em escolas e faculdades normais, em 2010 me formei em ciência da saúde (paramédico) nunca fiz de minha deficiência um motivo para não fazer as coisas, sempre gostei de me superar, e desde então leio bastaste, para sempre melhorar, meu português, inglês e árabe, a rede social facebook me ajuda muito na comunicação com familiares e amigos, posso me expor mais fácil.


Conte-nos um pouco sobre você, seus gostos, o que te agrada? Sobre sua vida sentimental.
Eu tenho uma vida normal, gosto de viajar, moro sozinho faz 8 anos, gosto de ir em bares ou ir em eventos ver as pessoas, as vezes vou sozinho, outras com amigos, eu gosto de vivenciar minha cultura, gosto de ir na mesquita, me considero um homem religioso mesmo minha religião condenando minha opção sexual! Não estou namorando atualmente, tive uma única relação estável de 3 anos, e até então tive alguns inícios de relacionamento que não deram certo e umas amizade coloridas.


Conte nos sobre sua rotina de treino, a quanto tempo malha, o que come?
Eu malho desde meus 21 anos, e já consegui criar um rotina para manter/melhorar meu corpo e meu condicionamento físico, eu malho 3 vezes por semana, 2 horas cada vez, exercito um músculo por semana, compenso com exercícios caseiros e natação em mar aberto, recomendo mais que piscina! minha alimentação é normal não tenho segredos e nem dietas, como praticamente de tudo.


O que mais te agrada aqui no Brasil?
Por eu ser gay, no Brasil eu tenho mais liberdade que  no oriente Médio chega a ser crime em alguns países, gosto das praias, parques, cafés e bares, evito as baladas, até por ser surdo, quando vou não fico nem 1 hora!


Qual seu maior sonho?
Ter um relacionamento duradouro, e adotar uma criança!


Qual seu maior desejo?
Eu desejo amor! Quem ama não mata, não rouba, não mente, com amor tudo pode


O que te deixa triste?
Me deixa triste o pré-julgamento, não devemos julgar o que e quem não conhecemos


O que te faz alegre?
Simplicidade, pequenos atos me alegram, eu também minha Fé em Allah, quando estou em Oração, eu estou muito feliz, me da paz e conforto.


Qual cidade do Brasil mais te encanta?
Conheço poucas cidades do Brasil, quero conhecer mais, mais até então São Paulo, eu gosto da região do Brás onde tem a mesquita, gosto da rua 25 de março, dos cafés que tem na região, me lembra o Líbano, pais que amo e quero morar no futuro!


Você já sofreu preconceito?
Seja por ser gay, ou pela minha deficiência, mais me incomoda muito quando sou ridicularizado quando gesticulo a linguagem de sinais, não o fato de rirem as vezes, olharem. etc, mais sim com a maneira de o fazer! As vezes as pessoas são cruéis, já me imitaram pelas minhas costas, ou na frente mesmo, entre outras situações que não me agrada lembrar..


Qual a sua resposta pra quem não gosta de você e para quem tem preconceito com você?
No preconceito não tenho resposta, normalmente fico mal e me retiro da situação em fuga, não tenho vergonha de dizer, as vezes choro, mais oro pela pessoa, para que Allah abra entendimento e sabedoria para a pessoa não fazer mais isso. Mais em geral se a pessoa não gosta de mim, peço que ligue no 0800! Não me importo..


Uma frase que vive sempre com você?
"Nunca deixe nenhuma limitação te limitar" ( by Deyviane Kharina)


O que é inesquecível para você? Alguém? algo?
Durante os 3 anos que fiz o curso de paramédico na universidade do Cairo eu Namorei um egipicio, quando deixei o país, a distancia e condições financeiras impediram de continuarmos, ele me dizia que eu era o mundo dele, alguns meses depois recebo a noticia que ele se suicidou pulando da sacada onde morava! A família não aceitava ele ser gay e já tinha sido preso varias vezes por não esconder sua sexualidade! Isso me comove muito, por que embora aceite o islamismo como minha religião, acho que deveria ser aceito a condição sexual de cada ser! as vezes tenho medo.


Deixe suas considerações a respeito do que quiser.
Eu queria que quem leu um pouco da minha vida, seja muito abençoado na sua vida, e principalmente com saberia para fazermos as melhores escolhas, o mundo nos impõe modas, mais não deixe que algumas dessa denigra seus valores, ame seus amigos, sua família, mais principalmente sua mãe por que ela é a única que já te amava mesmo antes de nascer! Algumas pessoas me acham que sou traumatizado por ser surdo, mais vos digo que eu também seria cego se em troca eu pudesse ter escolhido conviver com minha mãe! Esse sou eu, alguem que erra, acerta, mais que ama o próximo como a mim mesmo! As-salaam-alaykum, A paz esteja contigo

Visitem o facebook dele acessando
https://www.facebook.com/aaronsmoraesi

Como postamos aqui no último dia 10 de abril a entrevista do Aaron iria ao ar no dia 16 de abril, mas o mesmo me comentou que a entrevista não poder ir ao ar pois ele teve problemas com sua religião que o advertiu por conta disso, a entrevista será reeditada e irá ao ar em breve, quando isso acontecer ele nos avisará e repassaremos a vocês a data certa, ele pede desculpas por isso. 



Um comentário:

  1. Puxa vida!!! Realmente impressionante sua história. Parabéns meu amigo, assim você irá longe, que Deus abençoa sua jornada. Sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...